quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Tijolos Ecológicos


A construção e reformas de casas com blocos de solo-cimento, conhecidos como tijolos ecológicos, são realidades no bairro São Benedito, em Vitória. O grupo de associados do projeto Bem Construir fabrica esses tijolos há três anos e a produção se destina, principalmente, ao mercado da região.

Na foto acima está a casa de dona Catarina da Conceição, associada da fábrica, que já está em fase de acabamento e é uma das primeiras a serem construídas com esse tipo de bloco.

O controle de qualidade é feito no Laboratório de Ensaios em Materiais de Construção (Lemac) da Ufes e o coordenador Fernando Avancini, professor do curso de Engenharia Civil, garantiu que a construção tem uma estrutura forte para durar 50 anos. De acordo com o arquiteto Renato Alves Júnior, que acompanha as obras realizadas na região, o uso dos tijolos ecológicos reduz o tempo de construção e o preço, custando mais de 15% mais barata.

Esses blocos são considerados ecológicos por causa do processo de produção que não envolve a queima do tijolo, que gera poluição do ar. Os tijolos ecológicos também possibilitam a passagem das instalações hidráulica e elétrica por dentro dos buracos que neles existem, reduzindo bastante a quantidade de entulho gerado pela reconstituição das paredes.

O Bem Construir nasceu como uma fábrica de tijolos ecológicos. A idéia inicial era que os integrantes do grupo, ao desmancharem suas casas de madeira, as reconstruíssem utilizando os tijolos ecológicos, em regime de mutirão. Hoje, além disso, ocorre também a geração de trabalho e renda com a comercialização dos tijolos no mercado externo. O Bem Construir nasceu dentro da associação Ateliê de Idéias, localizada no bairro São Benedito.

Um comentário:

Unknown disse...

Estou reformando uma casa e nesta reforma quero construir uma loja. Gostaria de saber se eu poderia comprar estes tijolos para minha reforma.
Meu e-mail é franfonseca70@hotmail.com