terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Unimed Vitória apóia ação contra hanseníase

A Unimed Vitória aderiu à campanha “Ação Brasil Sem Hanseníase”, realizada pela Unimed do Brasil e Fundação Unimed em parceria com o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN). O objetivo é aumentar o controle e eliminar a doença no País.

Conhecida antigamente como lepra, a Hanseníase é uma doença infecciosa e transmissível, causada por um micróbio chamado Bacilo de Hansen, que afeta os nervos e a pele, principalmente a face, os membros superiores e inferiores.

A doença pode atingir homens e mulheres de todas as idades e tem como principal sintoma as manchas dormentes e de cor esbranquiçada ou avermelhada, que não coçam e nem incomodam.

A hanseníase é transmitida por meio da respiração durante o convívio com uma pessoa infectada, que ainda não está sob tratamento. A cura é simples e o tratamento está disponível em todos os postos de saúde. Caso haja demora no início do tratamento ou se for feito de maneira incorreta, é possível que o paciente fique com seqüelas.

Por isso, o auto-exame ainda é a melhor forma de prevenção. O exame é simples e deve ser feito verificando se existem caroços ou manchas no corpo, caso haja, a sensibilidade desta área é bem diferente. Segurar objetos de peso médio para checar a força nas mãos, também é uma forma de observar a doença. Outra maneira é testar a força dos pés ao subir degraus.

Qualquer dúvida ligue para o TeleHansen, no telefone 0800 262001, e procure o posto de saúde mais próximo, o tratamento e os remédios são gratuitos.

Nenhum comentário: