quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Avaliação gera evolução

De acordo com pesquisa apresentada no Congresso do Grupo de Institutos e Fundações em Empresas (Gife) deste ano, 79% das empresas não avaliam os impactos gerados pelos investimentos sociais que realizam. Isto porque o montante deste investimento, desde 2004, é de 5,3 bilhões de reais.

Se pensarmos no valor investido e o resultado que não é medido, temos perdido muita informação e possibilidades de melhoria. Assim como para as empresas, também é importante para as organizações do terceiro setor avaliarem o resultado de seus projetos. Propor metas, analisar e comparar pontos iniciais com os finais garantem mais conhecimento sobre o projeto e também a efetividade dele. Mas como avaliar?

O que devemos saber é que não há receita de bolo. Cada organização e projeto, em determinado período, devem ser analisados de forma única para que os indicadores retratem bem a realidade. É importante construir indicadores de avaliação que englobem aspectos quantitativos e qualitativos e relacioná-los aos objetivos propostos.

Com esta correlação, fica mais fácil verificarmos a transformação e alcance dos resultados. Além disso, contar com a participação de todos os envolvidos na definição dos indicadores é fundamental para que estejam engajados e alinhados para conquista dos resultados.

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