quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Valorização do papel das associações de moradores nas eleições

O GLOBO ON LINE em 27/07/08 publicou a seguinte notícia: “A polícia do Rio encontrou nessa quinta-feira na Favela da Rocinha, na Zona Sul da cidade, um documento supostamente elaborado pelo traficante Antonio Francisco Lopes, o Nem, no qual ele orienta a associação de moradores da comunidade a fazer campanha para um determinado candidato a vereador”.

A descoberta do jornal levanta uma reflexão sobre o papel das associações de moradores e, consequentemente, das comunidades no processo eleitoral. Para estimular esse debate, a Unimed Vitória realizou um encontro com parceiros sociais e associações de bairro do entorno com objetivo de conscientizá-los para que conduzam um processo eleitoral político de forma ética e transparente. A Transparência Capixaba, que nos ajudou nesta intenção, é uma ONG voltada para o combate à corrupção e luta por uma transparência pública. Seus associados (pessoas físicas) trabalham pela conscientização e mobilização no combate à corrupção, com produção de livros, cartilhas e também termos de compromisso, documentos que os candidatos assinam se comprometendo a colocar em práticas as promessas de campanha.

O slogan da ONG é “Transparência Capixaba: contra a corrupção, a favor do Espírito Santo.” É essa a mensagem que cada um de nós deve exercer, com atitude, fiscalização e muita consciência!

Nenhum comentário: