terça-feira, 28 de outubro de 2008

Menos pegada, mais vida


O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados pela humanidade que não se vê como parte da natureza.

A ‘Pegada Ecológica’ estima até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos ao longo dos anos.

A organização não-governamental WWF, em parceira com o Ibope, em pesquisa realizada no mês de agosto, constatou que os brasileiros costumam adotam comportamentos considerados ambientalmente corretos, bem acima da média mundial. A Pegada média no Brasil é de 2,1 hectares por habitante/ano, inferior, mas bastante próxima, da média mundial per capita 2,2.

Conforme o estudo, 87% dos brasileiros fecham a torneira enquanto escovam os dentes. Com este hábito, cada pessoa economiza cerca de 14 litros de água.

Mais da metade dos brasileiros (54%) se alimenta de forma pouco impactante ao meio ambiente. A maior parte dos alimentos consumidos por essa parcela da população não é pré-pronta ou mesmo embalada, mas sim de origem orgânica e produzida em região próxima.

A média mundial indicada para que se atinja um padrão de consumo sustentável hoje é de 1,8 hectares por habitante/ ano. Mais informações no site da WWF Brasil, lá você pode calcular a sua Pegada Ecológica e saber mais sobre o assunto, além de conhecer sobre os hábitos que podem ser melhorados para atingir um estilo de vida sustentável.

Nenhum comentário: