quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Inclusão social através do mundo digital

Além do passatempo e da diversão que o computador proporciona, ele também representa uma oportunidade de acesso ao mercado de trabalho. É o que faz o Comitê para Democratização da Informática (CDI). Mais do que computadores, o CDI proporciona um conhecimento que transforma!

O CDI possui a missão de promover a inclusão social por meio de tecnologias de informação e comunicação. Hoje ele está espalhado em muitos estados brasileiros e também fora do país. No Espírito Santo, ele gerencia 22 Escolas de Informática e Cidadania - EIC´s - que auxiliam a formação básica em informática às comunidades em que estão.

Para o CDI o conhecimento da informática deve estar ligado, também, à empregabilidade. Com a revisão de seus projetos e sua missão, o CDI de Vitória fechou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O programa prevê que os ex-alunos das EIC´s sejam encaminhados para participação nos Programas Adolescentes Aprendiz e Estágio e iniciem um contato com o mercado de trabalho.

Além desta iniciativa, o CDI, em parceria com o Sebrae, visa contribuir para a formação de empreendedores e geração de empreendimentos nas comunidades atendidas pelo organização. No segundo semestre de 2008, cerca de 400 pessoas já foram capacitadas.

No curso “Mulher Empreendedora” participaram 15 mulheres que já desenvolvem um negócio próprio ou desejam iniciar um negócio. O objetivo do curso é despertar nas mulheres das comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sua identidade feminina, fortalecendo a auto-estima e favorecendo para que se descubram capazes de iniciar suas comunidades, ações empreendedoras que transformem seus ambientes e, sobretudo, elas mesmas, gerando renda e ocupação.

Outras palestras, como “Aumentando suas Vendas com Criatividade”, “Comece Certo” e “Empreendedorismo” foram realizadas em setembro e abertas para toda a comunidade.

Nenhum comentário: