terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Combate ao trabalho escravo

Em 2009 o Pacto Nacional contra o Trabalho Escravo, completa quatro anos. Nesse tempo mais de 120 empresas e entidades empresariais assumiram os compromissos pela garantia da dignidade no trabalho no país.

Desde 1995, quando o sistema federal de combate a escravidão foi criado, até o ano passado, foram retiradas deste tipo de trabalho cerca de 30 mil pessoas. Em 2007 foram libertados 5.999 trabalhadores, diminuindo para 4,6 mil em 2008.

De acordo com o assessor de políticas públicas, Caio Magri, diversas cadeias produtivas têm sido sensibilizadas, inclusive a rede de varejo, que merece destaque por assumir uma firme postura no controle de seus fornecedores. “Dessa forma, há uma contribuição imensa com o movimento de desenvolvimento sustentável, afinal, para que ele seja efetivo, é necessário implementar práticas responsáveis em toda a rede de negócios”, explica Magri.

Nesse ano a busca é pela aprovação no Congresso Nacional de Emenda Constitucional 438/2001, que dá ao Estado o poder de expropriar sem indenização, terras em que se constata o uso de trabalho escravo.

Nenhum comentário: