terça-feira, 6 de janeiro de 2009

IDH: Um novo tipo de adoção

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador utilizado pelas Nações Unidas que considera, além da renda, a expectativa de vida e educação dos países do globo. Baseadas, então, no IDH, empresas como Wal-Mart, Unilever e Avon definiram uma forma inovadora para seus investimentos sociais: adotar uma comunidade.

Após diagnosticar a situação real de algumas regiões do país, detectando o baixo índice de desenvolvimento desses locais, traçaram metas a longo prazo, como investimentos em educação e saúde, para evolução dos IDH’s regionais.

Para fazer uma comparação, o registro de IDH para a cidade de Vitória é 0,856, para São Paulo 0,841 e Recife 0,797. Enquanto as cidades adotadas foram:

Vale do Jequitinhonha / MG – Cidade adotada pela Avon → IDH = 0,65
Araçoiaba / PE – Cidade adotada pela Unilever → IDH = 0,63
Bomba do Hemetério / PE – Bairro adotado pelo Wal-Mart → IDH = 0,70

Os índices são do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – do ano de 2000.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, pessoal! Demorou um pouquinho mas finalmente estou comentando no Blog Social, que continua bem pelo . Espero que estejam todos bem trabalhando em prol do bem. Feliz 2009!
Luciana Regattieri