sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ser feliz é o que conta!

No longínquo país chamado Butão nasceu a idéia do Gross National Happiness (GHN) ou Felicidade Nacional Bruta (FNB), que representa um conceito singular de desenvolvimento social.

O indicador surgiu em 1972, no regime do rei Jigme Singye Wangchuck, em resposta às pressões do Banco Mundial pelo crescimento econômico e pela abertura ao mercado de sua economia historicamente agrícola, e uma das menos desenvolvidas do mundo.

Trata-se de uma alternativa a indicadores tradicionais, como o PIB (Produto Interno Bruto), que considera outros aspectos na busca da qualidade de vida, com respeito aos limites naturais e culturais, e não apenas à produção e consumo material.

O conceito de Felicidade Nacional bruta tornou-se um exemplo representativo no mundo, apoiando-se em quatro pilares: desenvolvimento sócio-econômico sustentável e igualitário; preservação do meio ambiente; promoção da cultura e boa governança.

O Butão aceitou o desafio de ter a felicidade como um objetivo a ser perseguido pelo governo. O país tornou-se um exemplo único no mundo de como a idéia de desenvolvimento pode estar ligada à valores não materiais – culturais, sociais e ambientais.

Nenhum comentário: